A importância do Café da Manhã




  Durante o sono, o nosso organismo continua trabalhando, porém em um ritmo menor, para manter as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas, e é nesse período que o nosso corpo usa de suas reservas energéticas. Neste intervalo de tempo entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum) não consumimos nenhum alimento, ocorrendo um longo período de jejum.
 O café da manhã é uma das principais refeições do dia, definida como a primeira refeição consumida pela manhã. Tal importância deve-se ao fato de ser a refeição que vai romper teoricamente o jejum involuntário mantido durante o sono. Uma ingestão adequada do café da manhã pode representar a uma pessoa a oportunidade diária de consumir uma refeição com alimentos ricos em nutrientes, além de fornecer a energia necessária para que sejam realizadas as tarefas do dia.
 O que consumir no café da manhã vai depender muito das suas atividades. Seja lá qual for à atividade que você vai praticar (exercícios físicos, estudo, trabalho) todos os nutrientes são importantes. O que vai variar é a quantidade, esta definida com o auxílio do nutricionista através de uma avaliação individual.
De modo geral, o importante é que você consuma alimentos pertencentes a cada um dos grupos a seguir:

Nutriente: Carboidratos  
Alimentos: Pães, cereais ou torradas, bolo, frutas ou suco de frutas
Importância: Boa fonte de energia. Os produtos do tipo integrais são ótimas fontes de fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal.

Nutriente: Proteínas
Alimentos: Peito de peru, queijo branco, ricota ou requeijão, leite ou iogurte.
Importância: Rico em proteínas. Fornecem aminoácidos essenciais. O leite e derivados fornecem importante quantidade de cálcio.




 As vitaminas e minerais estão presentes nas frutas e a gordura é absolutamente dispensável.


A combinação desses alimentos fornecem uma refeição importante para iniciar o dia bem disposta. Não se deve pular nenhuma refeição, principalmente o café da manhã que deve ser feito logo após acordar.




Dicas da nutricionista Bruna Garcia 

3 comentários:

  1. Sucesso Grazi sempre!
    Está me motivando a voltar com meu blog sobre supermercado

    ResponderExcluir
  2. Essa minha nutricionista é um orgulho! Belo texto e muito bem escrito! E Grazi muito sucesso no seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Boa dica de refeição! Vou melhorar mais no meu café da manhã, sendo ele uma das principais refeições do dia e é importante escolher uma fruta adequada para o café. O mamão é a fruta mais recomendada para se comer nesse período, pois ele faz o intestino funcionar melhor. E, além disso, é uma fruta rica em vitamina E, vitamina C e contém fósforo. Parabéns Grazi, Sucesso.

    ResponderExcluir